Pular para o conteúdo
Home » Grotrian e Yamaha anunciam fechamento de fábricas

Grotrian e Yamaha anunciam fechamento de fábricas

Por Theo Cassoli – Biguaçu-SC

Fevereiro, 2025

Este ano começou com surpresas nada agradáveis no mercado mundial de piano. Duas grandes fabricantes anunciaram fechamento de fábricas. Em janeiro veio a notícia do fechamento da tradicional fábrica alemã Grotrian Steinweg, fundada em 1830. Ainda em 2015 a Grotrian, diante de dificuldades financeiras, fora adquirida pela Parsons Music Group, uma empresa sediada em Hong Kong com forte participação no mercado asiático, especialmente chinês, empregando cerca de 5 mil funcionários e administrando cerca de seiscentas lojas em vários países. O anúncio do fechamento da planta fabril da Grotrian, na cidade de Braunschweig, Alemanha, teve grande impacto entre os profissionais alemães de luteria de piano, pois a marca é historicamente reconhecida pela qualidade de seus instrumentos e pelo altíssimo grau de especialização de seus funcionários.

Agora, neste dia 15 de fevereiro, foi a vez da Yamaha anunciar seu plano de encerramento das atividades de suas duas fábricas da Indonésia: a  Yamaha Indonésia (YI) – que encerrará suas atividades em dezembro de 2025 – e a Yamaha Musical Products Asia (YMPA), que encerrará suas atividades agora mesmo em março próximo. A fabricação será concentrada na Yamaha do Japão para pianos de primeira linha e alta performance. Os modelos mais básicos serão fabricados na China.

A justificativa dos dois grupos é parecida: foram forçados a fechar em função da diminuição da demanda no mercado mundial, mais expressivamente o mercado Chinês (que é atualmente o maior mercado consumidor de pianos do mundo). Um agravante foram as perdas registradas por conta da COVID19 – quarentena, interrupção da produção, falta de aço e outras matérias primas. Este prejuízo não foi recuperado, alegam os fabricantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *